segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pré Produção do CD Clever Jatobá - Cantoria Nordestina

CANTORIA NORDESTINA
Por: Clever Jatobá
 
Depois de me dedicar por longos 10 anos à música, decidi abrir mão da carreira e mergulhar na Advocacia, uma outra profissão fascinante... Talvez por sentir falta de lidar com o público, decidi lecionar algumas disciplinas no Curso de Direito, trocando os palcos pelo tablado das salas de aula e, assim, terminei abraçando a docência e a carreira acadêmica como uma nova paixão.
 
Apesar da nova opção profissional, não posso negar que a música me corre nas veias e faz pulsar meu coração... Assim, em meio às petições, ao vade-mécum e aos textos jurídicos que hoje em dia escrevo e propago, ainda me sobra tempo para compor algumas canções e renovar as forças nas cordas do meu violão...
 
Nesta brincadeira, tenho exercitado bastante a composição, atividade que muito me agrada e regozija a alma... Assim, montei um projeto de 18 canções, no qual pretendo registrar algumas destas minhas composições e, quem sabe, lançar um Cd...
 
Quando os projetos devem ser levados à diante, é incrível como o universo conspira em nosso favor... Pois é... exercendo a Advocacia, terminei fazendo um "acordo de cavalheiros" com meu querido amigo, Rodrigo Ito¹, do Kamikaze Estúdio, no qual fizemos uma permuta de serviços, de modo que terei a qualidade e tecnologia deste excelente estúdio de gravações à minha disposição para concretização deste projeto.
 
Bem, agora é arregaçar as mangas e escolher o repertório, planejar a concepção do trabalho, preparar os arranjos das músicas e escolher os músicos que darão vida às canções, emprestando seu talento e criatividade à gravação das faixas.
 
Batizei o Cd com o nome CLEVER JATOBÁ - CANTORIA NORDESTINA². 
 
Os trabalhos estão no início da pré-produção. Meu primeiro passo foi escolher o repertório. Neste momento inicial, separei 20 canções, das quais pretendo escolher as 16 faixas definitivas.
 
Diante da interferência da mídia no "gosto musical" das pessoas, é muito natural que as pessoas rejeitem o desconhecido, não dando oportunidade a conhece-lo. Assim, um Cd de um artista "novo", hoje em dia, tem que ter alguma regravação, qual servirá de convite para o público conhecer o restante da obra.
 
Estampas Eucalol (De: Hélio Contreitras)
 
O desafio é escolher a música certa, sem ser apelativo, nem regravar algo que seja tão batido, que não se faça razoável uma releitura.
 
Assim, escolhi 4 canções: "Matança" e "Buraco Fundo" de Augusto Jatobá; "Estampas Eucalol" de Hélio Contreiras; e "Clara" de Wilson Aragão.
 
Na escolha das regravações, evitei ser oportunista e buscar algo que atenda ao modismo da atualidade, bem como evitei ser apelativo e regravar canções já batidas para o grande público. Assim, escolhi canções do repertório de dois dos artistas que muito me agradam, aos quais, com as regravações, rendo-lhes minha homenagem, são eles: o XANGAI e o WILSON ARAGÃO.

 
Buraco Fundo (De: Augusto Jatobá)
 
Além das já consagradas "Matança" e "Estampas Eucalol", selecionei a canção "Buraco Fundo", que apesar de fazer parte do repertório antigo de Xangai, a mesma não consta na sua discografia oficial. Esta canção está registrada no repertório do LP (e CD) MATANÇA de meu tio, Augusto Jatobá e no CD "20 Anos de Matança".
 
Bem, depois da escolha das regravações, passei a revisitar minhas próprias composições, dentre as quais escolhi algumas canções novas, como "Baratinha Mitológica", "Quero Encontrar" e "Echo de Menos", bem como outras mais antigas, mas ainda inéditas, tais como "O Nome da Rosa", "Desejo de Querer Bem", "Nas Margens do São Francisco", "Louco de Paixão", entre outras.
 
Baratinha Mitológica (De: Clever Jatobá)
 
Bem, uma coisa é certa, ao mexer no meu baú de composições, me permiti fazer no repertório um passeio pelas minhas composições, de modo que a definição do repertório apresentará canções maturadas pelo tempo, o que nos gera a expectativa de que este Cd nos apresente um bom repertório.   
 
Da escolha do repertório até a conclusão das gravações, a jornada é longa... mas, vamos construindo aos poucos este resgate musical com a Cantoria Nordestina.
 
Estarei registrando por aqui o passo a passo desta pré-produção, compartilhando um pouco desta experiência musical.
 
Notas:
 
¹ O Rodrigo Ito (junto com sua irmã, Vanessa) foi meu empresário musical na época da KanaCaiana e da Caravana Country, sendo um dos amigos que mais apoiaram, incentivaram e acreditaram em nosso talento musical.
 
Ademais, a CanaKaiana foi a 1ª banda e ensaiar no Kamikaze Estúdio, o qual, posso sinalizar que presenciei o surgimento e sua consolidação como um dos melhores estúdios de ensaio e de gravação de Salvador e da Bahia.
 
² O título do CD "Clever Jatobá - Cantoria Nordestina" faz menção aos dois álbuns antológicos de nome CANTORIA (lançados pela Kuarup - 1984 e 1988), nos quais Xangai, Elomar, Geraldo Azevedo e Vital Farias imortalizaram um estilo próprio dos cantadores nordestinos.
 
³ Estas canções são inéditas no que tange a gravação, mas, algumas delas já foram experimentadas perante o público, como por exemplo, os xotes "Nas Margens do São Francisco" e "Louco de Paixão" integraram o repertório de shows de Clever Jatobá. A música "O Nome da Rosa" foi executada no 1º Festival de Música Popular da UCSal nos idos do ano de 1997, assim como a canção "Desejo de querer bem" foi interpretada na época pela cantora Itana Rovit. Assim sendo, podemos asseverar  que o repertório deste CD não é algo precipitado, mas, sim, algo maturado pelo tempo.
 

 
Conheça Outras Canções - Links de Referências:
 
Echo de menos (De: Clever Jatobá):
 
 
Quero Sentir (De: Clever Jatobá)

Baratinha Mitológica (De: Clever Jatobá)
http://www.youtube.com/watch?v=7Sl-lEYczPY&feature=youtu.be

Matança (De: Augusto Jatobá)

2 comentários:

  1. Zé, acho que não pode faltar "Guerra de facão", se possível com a participação do nosso amigo Chico. Pode ser!? E se quiser me convidar pra "pedir à lua..." kkkkk, nem pensar!!! Sucesso, irmão!!!

    ResponderExcluir
  2. Ansioso pelo lançamento deste CD!
    Grande talento!

    ResponderExcluir