domingo, 28 de fevereiro de 2016

VIOLÃO AMIGO: GREG SMALLMAN

Do Violão clássico ao Moderno
Um breve escorço histórico sobre o violão
Por: Clever Jatobá¹

O violão (guitarra) é hoje em dia o instrumento musical mais popular do mercado mundial da música.

Sua origem, ao certo, não se pode definir, porém, por dedução lógica, bem como diante de registros em pinturas, normalmente se remete à sua descendência de três famílias, a da cítara romana, a harpa egípcia e do alaúde árabe, levado pelos muçulmanos para a península Ibérica onde o mesmo adaptou-se muito bem às atividades da corte.

Vihuela
Há pesquisadores que atestam a existência de um instrumento similar ao violão ao período de 1900 a.C. na Babilônia.

Não obstante a tudo isso, imperioso reconhecer que foi na Espanha que a antiga vihuela foi tomando formato mais aberto, mais largo, até receber o toque principal do luthier, Antônio de Torres Jurado (1817 - 1892), tomando, assim, a feição e dimensões do violão que atualmente conhecemos.

Antônio de Torres Jurado, foi carpinteiro espanhol do século XIX, que por tocar e compor para violão, terminou aprendendo a consertar instrumentos com o artesão espanhol, José Pernas, no período de 1836 a 1842 passando a confeccionar suas próprias guitarras à partir de 1850.
  
Don Torres
Além da feição mais larga (em comparação com cinturada vihuela), a maior contribuição de Torres para o violão contemporâneo foi a sua estrutura interna, com a criação do leque harmônico e as varas de sustentação, mantendo o formato atual, mas garantindo solidez à estrutura e viabilizando melhor distribuição da vibração sonora do instrumento e valoriza a melhor propagação do som.

Com a caixa acústica mais larga e a distribuição do leque harmônico, a projeção sonora das guitarras de Torres se popularizaram diante do talento do violonista Francisco de Tárrega (1852 - 1909).

Diante da nova estrutura interna da guitarra clássica espanhola, o leque harmônico passou a ser essencial à confecção destes instrumentos. 

No século XX, o luthier alemão Hermann Hauser (1882 - 1952), seguiu a ideia original do leque harmônico e as barras de sustentação de Torres, entretanto promoveu ajustes, fazendo leves variações na distribuição do leque harmônico.

A influência destes mestres da luteria foi tão grande que o mundo passou a adotar a estrutura interna propostas por estes dois gênios, com a utilização das barras de sustentação e o mesmo padrão de leque harmônico para o violão clássico.

Com o passar dos tempos, alguns luthiers começaram a inovar, fazendo testes e modificações na estrutura interna do violão, tentando dar novas dimensões e formatos ao tradicional leque harmônico quais chegaram até a se popularizar diante dos violões folk e de cordas de aço.

Outros luthiers tentaram inovar com propostas diferenciadas de leque harmônico, não obstante a isso, nos violões clássicos o leque tradicional continuou prevalecendo, sendo adotado até os dias atuais em todo o mundo, principalmente nos instrumentos fabricados em série das marcas mais famosas às mais modestas.

Greg Smallman
À partir da década de 70 do século XX, o luthier australiano, Greg Smallman começou a trabalhar projetos inovadores na construção do violão, mantendo a estética exterior, porém, alterando integralmente sua estrutura interna e montagem.

O Greg Smallman tirou do fundo do violão as barras de sustentação e projetou uma nova estrutura de sustentação que ampara o tampo, abolindo o tradicional leque harmônico, criando treliças harmônicas fixadas usando balsas, epóxi e fibra de carbono, numa estrutura rígida e pesada que mantém a sustentação do violão, promovendo uma sonoridade mais metálica, mas de grande projeção sonora.


Estrutura Greg Smallman
O violão mantem sua estética, porém sua estrutura interna é radicalmente modernizada, buscando alcançar uma maior projeção sonora. Com essa nova estrutura, o violão fica mais pesado que os violões tradicionais, tendo uma sonoridade específica.

Outra novidade é que o braço deixa de ser colado ao corpo e sobreposto ao tampo do violão, para ser apenas encaixado e ajustado de acordo com a necessidade do músico e altura das coradas, alinhadas pelo rastilho do cavalete.

O fundo do violão, além de não ter as barras de sustentação interna, tem um formato meio abaulado.

Bem, trata-se de uma inovação radical, que modifica por completo a confecção do violão tradicional, qual tem sido utilizado nas últimas décadas pelo renomado violonista e concertista australiano, John Williams, para quem o Smallman tem confeccionado vários instrumentos.


John Williams - Concierto de Aranjuez
Violão Greg Smallman


A modernidade da confecção dos violões Smallman's não é uma unanimidade. Muitos questionam a sua sonoridade e peso, mesmo em face da alta projeção sonora. Porém, não se pode negar que a técnica inovadora oferece uma outra perspectiva para a luteria. 


Uma coisa é certa, é que o fato do mundialmente conhecido violonista e concertista John Williams ter trocado o violão Fleta pelo Smallman tem uma repercussão mundial no cenário mundial do violão e dos concertos.


O Greg Smallman não patenteou seu projeto e ainda compartilhou informações permitindo que fosse copiada por outros luthiers pelo mundo à fora. 

No Brasil, a técnica não é muito difundida, mas alguns luthiers já confeccionam violão adotando sua estrutura, porém, o luthier que mais se destacou com a confecção destes instrumentos foi o paulista Edson Valencio, que em respeito ao criador da técnica, batizou esta produção com o nome de "Smallman Type".



Apesar da técnica de confecção dos violões do Greg Smallman não ter sido patenteada e estar sendo copiada pelo mundo à fora, ainda nenhum luthier conseguiu se aproximar da sonoridade e projeção sonora dos violões deste gênio da luteria australiana.

_________________
¹ Clever Jatobá foi músico e cantor profissional, violonista formado em Música pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), proprietário de uma infinita e diversificada coleção de CDS, de LPs, K7, DVDs, além de colecionador de instrumentos musicais e estudioso sobre luteria.

Leitura Complementar:
http://violaosambaechoro.com.br/origem-do-violao-sua-historia-caracteristicas-curiosidades/


Vídeos Complementares:

As técnicas e estrutura dos violões confeccionados pelo Greg Smallman tem sido difundida pelo mundo à fora, onde muitos já apresentaram sua estrutura diferenciada. Assistam a estes vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=ENImGsolpIw

https://www.youtube.com/watch?v=VgzEQRYiYPc

https://www.youtube.com/watch?v=uGQFF7ixuaQ



3 comentários:

  1. Amigo, Hermann Hauser não era espanhol era alemão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado. Um equívoco imperdoável... Mas, já corrigi. Obrigado pela atenção.

      Excluir
  2. Parabéns pelo excelente post. Tem como anexar as plantas do smallman,em PDF ou Autocad?

    ResponderExcluir